Wednesday 18 August 2010

Oficinas CARGOcasa de 13 a 18 de Setembro



Bozendo_ Movimento Orgânico_Butoh por Emilie Allera e Paulina Almeida_França e Portugal
O Bozendo é uma arte marcial praticada com um "bo", um pau de 1,50m.
 Bozendo significa, literalmente, "a via do zen pela practica do pau". 

De origem chinesa e com mais de 25 séculos de existência, consiste num conjunto de manipulações com técnicas de evasões, paradas, desarmamentos...

O objectivo do Bozendo nao é a competição, mas a mestria do corpo pela mestria do "bo", e a perfeição do movimento na harmonia e na não agressividade.


Esta oficina integra uma base de movimento orgânico que cruza o butoh e a dança vocal e resultará na apresentação pública de um exercício final.
Uma sensibilização, sem sobrecarga de informação que não seja a sensitiva, sugerindo imagens e formas rituais multi-culturais que nos permitam experimentar o movimento de uma forma orgânica e criativa. Consideramos que no espírito do ensinamento, não faz falta que algo seja apreendido de forma consciente, por isso, este trabalho identifica-se com o despertar, o re-descobrir, o reinventar dos universos livres da imaginação, através de um percurso lúdico pelo corpo que fala, o corpo que pede, o corpo que sabe...

Formadoras_Emilie Allera e Paulina Almeida
Participação_60 euros

Datas_13, 14, 15, 16, 17 et 18 Setembro 2010
 das 10h00 – 12h30

Local_Contagiarte Centro de Formação
 rua alvares Cabral 372
_4050-040 Porto
Limite de participantes_15 pessoas


Oficina de costura criativa CARGOlable por Anke Kalk
A maioria dos projectos de cargas é muito simples de fazer sozinho.
Durante a oficina, vamos ajudar-te a copiar e alterar os padrões que te interessam , assim como podes fazer os teus desenhos. Se costuras o pano em "casa" podemos ajudar-te a costurar as partes difíceis também. De qualquer forma cada projecto vem com instruções próprias.
Objetivo do workshop é desenvolver o teu design e carga individual.

Oficina de contos colaborativos por Marie Jolin Köster
Nesta oficina os participantes são convidados a explorar a arte da narração em colaboração, no espaço de luz e sombra estabelecidos. A oficina colaborativa cria histórias com base (inquérito automático) etnográfica.
Uma caixa de diálogo entre diferentes perspectivas, vozes múltiplas falar em outras línguas, sotaques, ritmos e registos criará um espaço da negociação de conceitos e experiências que são significativos para nós.
A narrativa não linear e linguagem metafórica bem como a utilização de imagens, objetos sonoros, e o corpo abrir múltiplas perspectivas da arte de narração, que iremos estudar em conjunto como um grupo.

Formadoras_Anke Kalk e Marie Jolin Köster
Local_Contagiarte Centro de Formação rua alvares Cabral 372
4050-040 Porto
Participação_40 euros

Data_14, 15 e 16 Setembro 2010
 das 15h-17h
Limite de participantes_15 pessoas



Oficina de lançamento de objectos_Lança-te ao ar
É uma oficina não convencional de malabarismo, durante o qual são dados às pessoas objectos para que elas lancem ao ar e lancem a alguém que esteja cerca. Este passa-se por todo o espaço Contagiarte, como acto simples de pôr o máximo de pessoas possível a lançar objectos ao ar. Os objectos, bolas, flores, roupas, utensílios de cozinha, balões ou cadeiras.

Formadores_MADE IN TAIWAN
Local_Contagiarte Centro de Formação rua alvares Cabral 372
4050-040 Porto
Data_13 de Setembro de 2010 das 15h-18h horas
Participação_10 euros


Oficina "Ritmos de resistência" por Jakob von Recklinghausen  e outros membros do 
RoR-network"
Rhythms of Resistance (RoR) é uma rede internacional de bandas de samba que partilham uma orientação política comum e que fazem uso do samba em manifestações e iniciativas de acção directa.

Esta oficina de percussão tem como objectivo iniciar uma banda de samba no Porto. Ritmos de resistência é explicitamente rede política que apoia manifestações e acções políticas sobre questões ambientais, sociais, de genero e outros.
A adesão não depende habilidades musicais, mas sim políticos e de compromisso social.

Formadores_Jakob von Recklinghausen e outros membros do  RoR-network"
Local_Contagiarte Centro de Formação
rua alvares Cabral 372
4050-040 Porto
Data_17 e 18 de Setembro de 2010 das 15h-20h horas
Participação_livre
Limite de participantes_20 pessoas
Trazer instrumento

Oficina de clown por Eleonora Aira_Argentina

O palhaço é um ser único. Não por ser "divertido" porém ele mostra-se. Compartilha o que ele acredita, ou quer sentir. E desde que o palhaço diz sim a uma situação , se bem que não é absolutamente certo de lidar com ela, ou tem medo da morte, ele vai encontrar, através de sua singularidade, única lógica (palhaço) soluções. A identificação do homem com as coisas, criar uma base de comédia. O palhaço tem um espelho para o mundo e pede ao público para se ver no espelho.
O reconhecimento de mim mesmo no espelho do palhaço é o que gera o riso.

Formadores_Eleonora Aira
Local_Contagiarte Centro de Formação
rua alvares Cabral 372
4050-040 Porto
Data_14 e 15 de Setembro de 2010 das 20h-22.30h horas
Participação_20 euros
Limite de participantes_20 pessoas

No comments:

Post a Comment